As escolas estaduais Sebastião Jubal Junqueira e Cristiano Bencke, e municipais Coronel Thomaz Pereira e Adelina Isabela Konzen, localizadas em zonas rurais de Venâncio Aires, serão contempladas com 1,2 mil livros infantis, infantojuvenis e de literatura em geral. A doação ocorre nesta quinta-feira, 06, e cada instituição recebe 300 livros, incluindo exemplares em braile e libras, além de jogos educativos. Para complementar a ação do projeto, serão oferecidas contações de histórias e oficinas de dramatização literária de forma gratuita.
A ação é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, através do Projeto Baú Literário, elaborado pela d.marin Planejamento Cultural e que integra o Programa Abre Aspas, criado pela Alliance One e pela China Brasil Tabacos, com foco na educação e na erradicação do trabalho infantil. Para participar, as escolas elaboraram projetos descrevendo seus objetivos e as forma de utilização dos livros no dia a dia escolar.
Acreditando no poder transformador da leitura na compreensão do mundo, para conhecer a diversidade e exercitar a empatia, para ampliar a cultura, além de desenvolver uma consciência reflexiva e cidadã, o Abre Aspas reúne iniciativas para estimular e facilitar o acesso à literatura. “Ficamos muito felizes em contemplar instituições de ensino em Venâncio, cidade onde estão concentrados os polos logísticos das empresas no Rio Grande do Sul e onde estabelecemos integração com diversas famílias produtoras de tabaco”, explica a analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One, Daiane Aguirres.