Os profissionais de educação infantil e de ensino fundamental, da rede municipal de Venâncio Aires, receberão capacitação em primeiros socorros. O projeto, realizado pelas secretarias de Saúde e Educação e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), inicia em julho. A iniciativa busca garantir que os educadores estejam preparados para casos de necessidade, em eventuais emergências dentro do educandário.
Um calendário será estabelecido e buscará alcançar, de maneira gradativa, todos os profissionais da rede municipal. A capacitação será ministrada pelos socorristas do Samu, que passarão as instruções de como proceder em casos como engasgo, convulsão, queda, fratura e desmaio, para garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no espaço escolar.
O projeto, que é novo no município, obedece ao disposto na Lei Federal 13.722/2018, chamada de Lei Lucas. A normativa surgiu após o caso do menino Lucas Begalli, de 10 anos, de Campinas (SP), que acabou se engasgando durante um passeio escolar e não resistiu. (Fonte: AI Prefeitura)