Programas de pós-graduação da Unisc ampliam conceitos em avaliação do Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da última avaliação quadrienal. Cinco dos nove cursos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ampliaram os conceitos. O PPG em Desenvolvimento Regional, mais antigo da Unisc com atividades desde 1994, alcançou nota 6, considerada pelo Capes como excelente.

O diretor de Extensão, Pesquisa e Stricto Sensu da Unisc, Adilson Ben da Costa, comemora a melhora nos conceitos. “É uma corrida bastante competitiva, tem um grau de exigência elevado. É mérito do apoio da Unisc em fomentar a pesquisa, da ação dos coordenadores dos programas e também dos professores e estudantes que se debruçaram para atingirem estes indicadores. É um processo decisório para abrir portas para novas bolsas de estudos.”

Já o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, faz um agradecimento especial aos professores, doutores, pesquisadores e técnicos administrativos que trabalham hoje e já trabalharam ao longo da história desses cursos. “O resultado mostra a excelência da pesquisa e ensino em mestrado e doutorado da nossa universidade.”

Confira os resultados

  • Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado passou para conceito 4;
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado Profissional passou para conceito 4;
  • Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado passaram para conceito 5;
  • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado passaram para conceito 5;
  • Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado alcançaram o conceito 6.
  • Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional segue com conceito 4;
  • Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – segue com conceito 5;
  • Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado – segue com conceito 4;
  • Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde – Mestrado e Doutorado – segue com conceito 4.

Saiba mais

A avaliação dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado é realizada uma vez a cada três anos. Ela gera notas, que vão de 1 a 7. As notas (ou conceitos) 1 e 2 implicam o descredenciamento do curso. Seus diplomas deixam de ter validade nacional. As notas 3 a 5 valem respectivamente regular, bom e muito bom. Além disso, há também os conceitos 6 e 7, que expressam excelência constatada em nível internacional. Somente os programas que têm doutorado podem aspirar às notas 6 e 7.

Últimas notícias

Podcasts