Primeiro emprego é foco de projeto Sine na Escola em Venâncio; ouça entrevista com Cristiano Kaufmann

A busca pelo primeiro emprego pode ser desafiadora, principalmente, diante das crescentes exigências do mercado. A partir disso, foi criado em Venâncio Aires o projeto ‘Sine na Escola’. A iniciativa será executada por meio de palestras que serão ministradas em instituições de ensino com informações sobre a inserção no mundo de trabalho e dicas para se sair bem nas entrevistas.

Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, o coordenador da agência do FGTAS/Sine de Venâncio Aires, Cristiano Kaufmann, ressaltou que o projeto vai distribuir ainda cartilhas os estudantes matriculados no Ensino Médio. O material está impresso e a ação será desenvolvida em diversos educandários ao longo do mês de junho.

Kaufmann disse que um ponto essencial é que, apesar do conhecimento técnico ser importante, o comportamento tem sido cada vez mais levado em consideração nos processos seletivos. Nas palestras serão abordados temas como elaboração de currículo, marketing pessoal e comportamento durante a entrevista de emprego. “O objetivo é garantir oportunidades aos jovens e incentivar o crescimento pessoal e profissional”, destacou.

Enquanto que a cartilha compreende assuntos como ética, oratória, objetivos de vida, empreendedorismo e educação financeira. No limite, reforçou Kaufmann, o projeto quer garantir que os adolescentes entendam as relações do mundo do trabalho, com escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência e responsabilidade.

Além disso, o ‘Sine na Escola’, mais do promover ações educativas que visem à empregabilidade, quer ainda fortalecer o empreendedorismo nos estudantes. Por isso, ressalta que o primeiro emprego promove resultados positivos tanto para o jovem que consegue visualizar novos horizontes e descobrir áreas de interesse, quanto para a empresa na formação de mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em constante evolução.

A intenção é iniciar o projeto por duas escolas, uma no interior e outra em bairro de Venâncio Aires. Estão na lista inicial as escolas Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, e a Crescer, do bairro Coronel Brito. A cartilha a ser distribuída foi elaborada por Kaufmann, criada pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura e impressa a partir de recursos destinados por emenda parlamentar impositiva do vereador Ricardo Ladim (União Brasil).

CONTATO

As inscrições de escolas do Ensino Médio podem ser feitos diretamente na agência do FGTAS/Sine de Venâncio Aires. A agência está localizada na rua Osvaldo Aranha, 1004. Informações adicionais ainda podem ser obtidas pelo e-mail venancio@fgtas.rs.gov.brou telefone/WhatsApp 2183-0742.

EMPREGABILIDADE

No Brasil, a taxa de desemprego está em 11,2% – média equivalente a cerca de 12 milhões de cidadãos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os jovens, no entanto, o impacto é ainda maior. Em 2021, por exemplo, enquanto o registro geral era de 14,7%, entre pessoas de 18 a 24 anos de idade, o índice era de 31% do total. Já na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estão em busca de trabalho. Outra pesquisa realizada pela Arcos Dorados, em conjunto com a consultoria Trendsity, com jovens entre 16 e 24 anos mostrou que para 61% dos entrevistados, “a formação é necessária para compensar a falta de experiência na busca pelo primeiro emprego formal”.

Últimas notícias

Podcasts