Primeira infância é tema de programação especial na Câmara de Vereadores

As programações do XII Encontro Municipal do Dia do Bebê e VI Seminário Municipal da Integralidade do Desenvolvimento Infantil, reuniram cerca de 100 pessoas, na manhã da quinta-feira, 24. Organizadas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM/Criança Feliz), as atividades ocorreram na Câmara de Vereadores com a apresentação de dois painéis temáticos. O primeiro foi conduzido pelo promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto, com o assunto ‘A contextualização do impacto da violência doméstica no Desenvolvimento Infantil’. Em seguida, o tema foi a ‘Importância da Parentalidade Positiva no Desenvolvimento Infantil’, com a enfermeira Larissa Ponsi e a terapeuta ocupacional, Francielle Fogiattos, profissionais da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Na abertura da programação, a vice-prefeita Izaura Landim destacou o trabalho que o programa Primeira Infância Melhor desenvolve no município, lembrando que a equipe foi premiada no início do mês, em Porto Alegre, com o projeto ‘Ensinando e aprendendo com famílias imigrantes’, da visitadora Bruna Mariel Markmann. “A premiação da iniciativa que foi uma das sete vencedoras, entre mais de 100 práticas inscritas, é um orgulho para Venâncio, por destacar também essa equipe de visitadores e profissionais que coordenados pela Andréia, realizam atividades de muito impacto positivo para a sociedade. Eles trabalham e cuidam da primeira infância e isso garante bons resultados para toda a vida de uma pessoa”, ressaltou Izaura.

O secretário de Saúde, Tiago Quintana destacou a importância do seminário, lembrando que momentos como a programação, motivaram a instalação de importantes mecanismos no atendimento às crianças, citando o Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies), Caps Infantil e impulsionaram o projeto Centro Materno Infantil que a administração vem realizando como prioridade.

“Foi uma oportunidade para debatermos temas de suma importância para o nosso trabalho diário, com situações muitos atuais, como os resultados da pandemia nas relações familiares e os impactos da violência doméstica no desenvolvimento das crianças, entre outros. Todo o ambiente familiar onde a criança está inserida é um estímulo para o seu desenvolvimento e os vínculos afetivos da mãe, pai e toda a família com a criança tem impacto direto com seu desenvolvimento, pois o protagonismo é da família”, destaca a coordenadora do PIM, Andréia Oliveira na avaliação do evento.

Participaram da programação, professores de Educação Infantil, profissionais que atuam nos setores de atendimento às crianças da rede municipal, conselheiros tutelares, além de famílias assistidas e a comunidade em geral. A programação teve também a presença dos secretários de Educação, Emerson Elói Henrique, de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim e da supervisora do programa Criança Feliz, Rúbia Bucalo.

Fonte: AI Prefeitura

Últimas notícias

Podcasts