Prefeitura inaugura sala de oficinas do Caps II nesta quinta-feira

Com o objetivo de incentivar as atividades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II e de proporcionar conforto aos usuários, a Prefeitura de Venâncio Aires inaugura, nesta quinta-feira, 18, a sala de oficinas da unidade. O espaço de 12 metros de comprimento abrigará as aulas de artesanato para os pacientes e será entregue oficialmente em cerimônia marcada para as 15h.

No sistema, além de atendimento médico, são ofertadas oficinas de música, conto, reciclagem e artesanato, como tricô, crochê, bordados e trabalhos em mdf e madeira, que são conduzidas pela Associação dos Usuários, Familiares e Amigos do Caps Reviver. A entidade, que dependia de locais alugados ou cedidos pela administração municipal, necessitava de um espaço adequado e próximo ao Caps II para a realização das atividades.

Com isso, a Prefeitura atendeu o pedido e encaminhou o projeto de ampliação do Caps II. A construção teve o investimento total de R$ 102.155,54, sendo R$ 60 mil de emenda impositiva do secretário Ricardo Landim (PL), na época vereador, e o restante de recursos próprios da Prefeitura. De acordo com o secretário de Saúde, Tiago Quintana, a obra se fez necessária em razão da importância do serviço aos cerca de 40 pacientes que sofrem de problemas psíquicos e de transtornos mentais e que são atendidos pela maior unidade da rede no município.

Os itens produzidos nas oficinas são comercializados pela Associação, que promove confraternizações, excursões e passeios. A entidade está em atuação há 17 anos no município e é a mais antiga do tipo no Rio Grande do Sul. Conforme a colaboradora do grupo, Eliane Teresinha Pereira, as atividades trabalham a socialização e a autoestima dos pacientes.

“Eles gostam de ajudar e de fazer as oficinas. E essa é uma forma deles recuperarem as habilidades e de expressarem os sentimentos, além de auxiliar no convívio social e na autoestima. Há usuários que nunca viajaram, e a gente consegue oportunizar essas vivências, claro, sempre com acompanhamento de profissionais.” (Fonte: AI Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts