Ao longo dos próximos meses, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) intensificarão a fiscalização em terrenos com acúmulo de lixo. A ação ocorrerá em toda a área urbana do município. Isso porque no período de setembro a março, há proliferação de vetores, como ratos, baratas e mosquitos, além do rápido crescimento de ervas daninhas.
Em paralelo, a Prefeitura de Venâncio Aires fortalece o recolhimento de podas de árvores. As informações foram detalhadas pela secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, desta segunda-feira, dia 3. Lehmen o objetivo é que a atividade seja mais abrangente e resolutiva.
A medida é realizada para que os locais sejam mantidos limpos e cercados. Com relação aos terrenos, nos casos em que forem constatadas irregularidades, a Secretaria de Meio Ambiente emitirá notificações ou autos de infração em nome dos proprietários dos imóveis.
Os cidadãos reincidentes, que já foram notificados ao longo dos últimos 12 meses, receberão autuação em processo administrativo com aplicação de multa. O valor varia conforme o tamanho do terreno. A multa é calculada por metro quadrado, sendo 0,3 Unidade Padrão Monetária do Município (UPM).