As equipes técnicas da Prefeitura de Venâncio Aires se reuniram na manhã deste domingo, 21, para elaborar e instaurar uma ação pública civil na Justiça contra a empresa Rio Grande Energia (RGE). O motivo é a demora no reestabelecimento da energia elétrica em pontos da cidade e muitas localidades do interior, as repetidas falhas no fornecimento e os prejuízos causados.
“É inadmissível que Venâncio ainda esteja sem luz, são milhares de pessoas, e no interior, devido às redes hídricas, muitos também estão sem água”, declara o prefeito Jarbas da Rosa.
A ação é feita em defesa dos direitos do consumidor, pois além dos prejuízos em casas e estabelecimenos comerciais, e produções agrícolas, as pessoas estão sem o mínimo, que é a energia elétrica. “Já é o quinto dia após o temporal e sem previsão”, afirma Jarbas.
O prefeito pede que a RGE remaneje equipes de todo o Estado para a região dos Vales, principalmente para Venâncio Aires, que foi um dos municípios mais atingidos. “Espero que a Justiça esteja do nosso lado.”
A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), presidida pelo prefeito Jarbas, fez uma notificação extrajudicial à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesta segunda-feira, 22, haverá reunião extraordinária para aprovação de uma ação judicial conjunta.