Prefeito de Venâncio publica decreto liberando uso de máscaras já nesta quinta-feira

Pontualmente às 17h, o Município de Venâncio Aires publicou o decreto número 8.274, que reitera a declaração de estado de calamidade pública e adoção de medidas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no município, e desobriga o uso de máscaras faciais para acesso e permanência de indivíduos em locais abertos e fechados, de estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como nos órgãos públicos municipais. A obrigatoriedade da utilização de máscaras seguirá apenas para unidades de saúde públicas e privadas, hospital, casas geriátricas e outras atividades de saúde em ambientes fechados.

Considerando a decisão unânime tomada pelo Comitê Técnico Municipal na manhã desta quinta-feira, 17, e diante da indecisão do comitê regional, que preferiu transferir aos municípios a deliberação sobre o assunto, o prefeito Jarbas da Rosa manteve a opinião de edição urgente do decreto, que passa a valer a partir da data de sua publicação. “Depois do decreto estadual e das manifestações de diversos especialistas, não é mais plausível manter o uso de máscaras entre trabalhadores e estudantes, enquanto os eventos estão liberados”, considerou o prefeito.

O fato de o Município atingir índices elevados de vacinação, tendo 97,15% da população adulta vacinada com primeira dose; 91,55% com segunda dose, 45,22% com dose de reforço e 50,58% das crianças imunizadas e considerando que as internações hospitalares em decorrência da COVID-19 têm se mantido inexpressivas, Venâncio Aires confia na segurança epidemiológica e jurídica do decreto publicado. Outros municípios do Vale do Rio Pardo devem seguir o mesmo caminho de publicação de seus decretos nas próximas horas.

Últimas notícias

Podcasts