No domingo, 18, Jéssica Stöhr, 31 anos, participou da Copa Prime de Jiu-jítsu e conquistou o título na categoria feminino adulto faixa branca/pesado. A moradora do bairro União, em Venâncio Aires, que é policial militar em Mato Leitão, representou a academia Alliance Jiu-Jítsu, também da Capital do Chimarrão.
A competição foi realizada na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Montenegro. A etapa faz parte da Trilogia da Tríplice Coroa, composta pela IV, V e VI Etapas do circuito. Conforme divulgado pela Brigada Militar, a Copa Prime de Jiu-Jítsu é a competição mais tradicional no cenário dessa modalidade esportiva no Rio Grande do Sul.
Para Jéssica, a conquista no evento esportivo representa superação. “Acho que pela questão de ser um esporte com bastante contato e no qual ainda existe muito preconceito em relação à mulher praticar arte marcial, principalmente em participar de um campeonato em que há o risco de se machucar”, relata.
A soldado também menciona que um ponto muito relevante é o desafio de enfrentar os próprios medos em um tatame e competir. “Enfrentar um adversário que você não conhece”, acrescenta. A primeira experiência que Jéssica teve com essa modalidade esportiva foi quando morou em Uruguaiana.
“Treinei uns quatro meses lá. Depois, fui para o curso da Brigada e parei. Agora faz quase um ano que comecei em Venâncio. Quem me apresentou esse esporte foi meu esposo, que treinava lá [em Uruguaiana], e ele me incentivou nisso. Como em Uruguaiana tinham treinos direcionados para as mulheres, achei interessante conhecer e foi assim que comecei a gostar do jiu-jítsu”, compartilha.
Na academia em que a policial militar frequenta hoje também há treinos específicos para as mulheres. “Gostaria de destacar a importância do trabalho em equipe que a academia Alliance, do professor Martim Carvalho realiza. A luta no campeonato é individual, mas a preparação é sempre feita em equipe e só se obtém bons resultados se houver uma excelente equipe de preparação”, ressalta.
Quando residia em Uruguaiana, Jéssica já havia participado de uma competição de jiu-jítsu realizada no Uruguai, na qual conquistou a segunda colocação. Atualmente, a soldado treina em média três vezes na semana, dependendo da escala de trabalho na Brigada Militar. Ela ainda joga futebol.
“O jiu-jítsu traz inúmeros benefícios, como condicionamento físico, controle emocional e disciplina.”
JÉSSICA STÖHR – Policial militar e atleta
Saiba mais
• Os melhores atletas da Copa Prime de Jiu-jítsu, que é dividida em três etapas, poderão conquistar vaga na Seleção Prime de Jiu-jítsu, que representará o estado e o Brasil nas melhores competições nacionais e internacionais da modalidade esportiva.