Cerca de 80 policiais civis em 27 viaturas desencadearam a operação Família 33 no início da manhã de quarta-feira, dia 18. Além de Ibirubá, a ação aconteceu em Venâncio Aires e Soledade. Ao todo haviam 14 mandados de busca e apreensão, e 13 mandatos de prisão. Na Capital do Chimarrão foi cumprido, com o apoio da delegacia local e de agentes penitenciários, um mandado de busca e apreensão no interior de uma cela da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).
Com objetivo de desarticular o braço de uma organização criminosa que atua em Ibirubá e região, responsável por tráfico de drogas, homicídios e outros crimes correlatos. Os mandados foram expedidos pela 1° Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado, de Porto Alegre, após investigação que durou cerca de quatro meses.
O delegado Marcio Marodin esclareceu que se trata do resultado da contínua investigação que vem sendo realizada acerca do tráfico de drogas na cidade e, ainda, que possivelmente este trabalho terá outros desdobramentos com mais prisões e apreensões.
Após as prisões, os presos foram encaminhados aos presídios de Espumoso e Passo Fundo, onde aguardarão à disposição da justiça. São seis homens, mais quatro que já estavam detidos em presídios, totalizando dez. Também foram presas três mulheres. Um adolescente foi apreendido, e posteriormente entregue à responsável.
Objetos apreendidos:
14 telefones celulares
03 balanças precisão
02 Chips telefones
4.029,00 em dinheiro
94 gramas cocaína
01 pistola ar comprimido
01 revólver cal 22
13 cartuchos cal 22
51 gramas maconha
01 notebook
01 espingarda pressão alterada para cal 22