A forte chuva que atingiu Venâncio Aires na tarde deste sábado, 15, causou transtornos para a população da região central e bairros. O pluviômetro de um morador do bairro Morsch registrou 125 milímetros de chuva nesta tarde. Os níveis registrados também alcançaram a marca de 80mm em Vila Santa Emília, 95mm no bairro Macedo e 75mm em Linha Grão-Pará.
Diversos pontos de alagamento foram registrados nas ruas General Osório, Visconde do Rio Branco, Osvaldo Aranha, Getúlio Vargas e 15 de Novembro. No trevo de acesso ao bairro Coronel Brito, na RSC-453, e ruas do bairro Battisti a água também alcançou altos níveis, invadindo as residências.
O Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires trabalhou na remoção de moradores com dificuldade de locomoção das residências, bem como com a disponibilização de lonas. Ainda no início da noite muitos pontos contavam com acúmulo expressivo de água, com dificuldade de acesso e necessidade de atenção por quem transita nos locais.
O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), foi atingido de forma severa com grande volume de água dentro da casa de saúde. Por esse motivo, divulgou um comunicado pelas redes sociais solicitando que somente casos de urgência e emergência procurem atendimento médico no local devido aos transtornos na estrutura física da instituição.
Previsão do tempo
De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, no domingo, 16, instabilidades seguem definindo as condições do tempo no Vale. Ao longo do dia, a nebulosidade predomina e pode, a qualquer momento, resultar em pancadas de chuva. Não se descarta o risco de temporais localizados. A sensação pode ser de abafamento em alguns momentos do dia. A mínima é de 22 e máxima de 32 graus.