PIM/Criança Feliz completa 12 anos e faz programação especial

A equipe de profissionais do Programa Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz elaborou uma programação especial para comemorar os 12 anos de atividades, feitos neste mês de julho. Na manhã da segunda-feira, 11, o grupo esteve com o prefeito Jarbas da Rosa, entregando convite e divulgando as atividades.

A primeira delas é a semana de exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças que participam do programa que vai acontecer de 22 a 29 de julho, no saguão da Prefeitura. Já no dia 28, ocorre na Câmara de Vereadores, das 9h às 11h30min, uma série de depoimentos e roda de conversa sobre as ações do PIM, voltadas a profissionais da saúde, educação, assistência social e famílias atendidas.

De acordo com a coordenadora, Andréa de Oliveira, o programa que é desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Habitação e Desenvolvimento Social, atua nos Bairros Gressler, Cidade Nova, Xangrilá, Vila Tata, Loteamento Popular Tirelli, Macedo, Aviação, Batistti, Coronel Brito e Brands. “Nossos trabalhos tem por objetivo apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade”, destaca ela.

A pedagoga explica ainda que as principais atividades desenvolvidas são visitas domiciliares realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de vínculos e cuidados com suas crianças; realização de atividades lúdicas, que qualificam as relações familiares e comunitárias e contribuem para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano; elaboração de planos singulares de atenção e cuidados às famílias; busca ativa de famílias com gestantes e crianças para atendimento; e orientações que incentivem o aleitamento materno e a nutrição saudável às famílias com gestantes e crianças.

“As atividades são desenvolvidas conforme a faixa etária de cada criança com o objetivo de desenvolver as quatro dimensões, como a comunicação e linguagem, motora, sócio afetiva e cognitiva. O trabalho que realizamos com as famílias e crianças é muito gratificante, e estamos muito felizes, pois os primeiros anos são muito importantes no crescimento de desenvolvimento da criança. Por isso é muito importante os estímulos, quanto mais estimulada a criança for, mais ela vai se desenvolver”, destaca Andréia.

Os visitadores que desenvolvem o trabalho com as famílias são: Ana Luísa Henckes, Cibele da Silva Bohn, Bruna Mariel Markmann, Brenda Yasmin de Azevedo Ferreira, Jordana Schonardt, Júlia Graziela Marques da Silva, Lisiane Ramos Gonçalves e Eduardo Jander Santos.

Programação do dia 28 de julho

9h: Abertura e apresentação Artística
9h15min: Roda de conversa Pedagoga Andréa de Oliveira e Assistente Social Daiane Fuhr
9h45min: Roda de conversa Assistente Social Cíntia Iramendi Rech Glesse
10h15min: Relato mães e crianças atendidas / vídeos e fotos
10h30min: Relato visitadores que trabalharam no PIM
10h45: Relato equipe atual de visitadores
11h: Perguntas
11h15min: Encerramento e apresentação artística
No local também terá exposição de materiais confeccionados.
Fonte: AI Prefeitura

Últimas notícias

Podcasts