Países anunciam flexibilizações de protocolos sanitários da Covid-19

Nesta terça-feira, 22, o governo do Paraguai informou que suspendeu as medidas sanitárias impostas durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a Agência Brasil, o chefe de gabinete da Presidência paraguaia, Hernán Huttemann, disse que os decretos assinados nos últimos dois anos com restrições para evitar o contágio não serão renovados, já que o governo quer concentrar todos os seus esforços no incentivo à vacinação. Fica obrigatório o esquema vacinal completo e, para os locais que não são possíveis manter o distanciamento, o uso de máscara. Já os visitantes, precisam estar com as vacinas em dia. Turistas que tenham como origem países que não pertencem ao Mercosul devem realizar o teste PCR na entrada do país.


No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson informou que a partir do dia 27 de janeiro não será mais exigido o uso de máscaras, também se extingue a obrigatoriedade do teletrabalho e nos eventos não será mais necessário apresentar o passaporte vacinal. Em caso de contaminação, as pessoas ainda devem se isolar, mas essa medida também tem dias contados, visto que, em março, o primeiro-ministro quer dar fim ao isolamento para casos positivos.


Já no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro divulgou ontem, 21, que em março irá reunir o Comitê Epidemiológico de Enfrentamento à Covid-19 para decidir a dispensa do uso de máscara, visto que os números de casos positivos vem se mantendo em queda desde o dia 16 de janeiro. Na semana passada, por exemplo, a cada 100 testes realizados, menos de sete positivaram para o coronavírus. Vale ressaltar que a liberação do uso de máscaras em locais abertos está em vigor no Rio de Janeiro desde outubro de 2021.

Confira o comentário de Cleber Benvegnú, para o programa Folha 105, sobre os protocolos de enfrentamento da pandemia:

Últimas notícias

Podcasts