A Ouvidoria Municipal obteve, em 2022, a avaliação de 74,4% de satisfação no atendimento. O órgão recebe sugestões e reclamações sobre as atividades da Prefeitura e encaminha as demandas aos responsáveis, na busca constante da eficiência e da transparência administrativa. Conforme o relatório de 2022, apenas 13,9% demonstraram insatisfação e 11,6% tiveram opinião regular.
O documento apontou o número de 414 demandas registradas, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro, sendo 261 reivindicações, 132 solicitações, 15 denúncias, quatro sugestões e dois elogios. O órgão com maior número de manifestações foi a Secretaria de Meio Ambiente com 101, seguido da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) com 64 e a Secretaria de Saúde com 38.
“Todas as manifestações são recebidas, analisadas e encaminhadas ao órgão responsável pela demanda. A pasta necessita dar o devido retorno nos prazos estabelecidos. O relatório, que é feito anualmente, visa indicar os gargalos na prestação de serviços, bem como indicar sugestões para as melhorias”, destacou o servidor Cleberton Ferreira da Silva.
Já a modalidade de Lei de Acesso à Informação (LAI) registrou 101 pedidos em 2022. O número é 33,6% menor do que o ano anterior, quando houve 135 solicitações. De acordo com Cleberton, o motivo da redução é em razão da transparência, tendo em vista as informações públicas municipais estarem devidamente publicadas no Portal Transparência do Município. (Fonte: AI Prefeitura)