A noite desta sexta-feira, 10, foi marcada pelo lançamento da 4ª Festa das Orquídeas, de Mato Leitão, e pela apresentação do traje oficial das soberanas do evento, a rainha Geovana Kist da Silva e as princesas Stefani Mahle e Tainá Eduarda Lermen. O evento foi realizado na Seubv e contou com a presença de autoridades, convidados e da imprensa.
Os vestidos do trio são assinados pela designer de moda de Venâncio Aires, Luana Sehn, 31 anos. Ela que foi a responsável pela criação e confecção dos dois últimos trajes sociais das soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), realiza pela primeira vez um trabalho como esse para a Cidade das Orquídeas.
“Meu sentimento é de gratidão por vestir um município tão querido e que me permitiu criar trajes exclusivos e que refletem a essência da Festa das Orquídeas, bem como a essência da cidade”, relata. O projeto foi realizado em pouco mais de um mês e uniu vários elementos de Mato Leitão, da história e pontos de destaque do município.
Além disso, foram necessárias horas de trabalho manual para realizar o bordado em pedrarias e vidrilhos. “Os trajes representam além da beleza das orquídeas, a força do município, retratando além da sua história, as culturas, a economia e seus símbolos principais”, compartilha. As cores escolhidas seguem a tradição.
“O tom escolhido como destaque reflete as cores presentes na orquídea, mesclando com detalhes em tons dourados, que marcam a valorização das riquezas naturais e agrícolas do município e o progresso econômico”, justifica. O tom dos bordados também seguem na mesma proposta de tons compostos por pedrarias e vidrilhos.
Inspirações
- O traje oficial das soberanas da 4ª Festa das Orquídeas teve como inspiração principal a força de Mato Leitão e as heranças culturais através do hino, que retrata a essência de uma terra com lindas paisagens, natureza única e um solo sagrado sendo considerado o jardim das orquídeas.
- Ainda segundo Luana Sehn, a inspiração secundária levou em consideração a riqueza da terra e a agricultura. A modelagem segue inspirada na delicadeza das orquídeas, na beleza das paisagens e na grandeza do município.
- “Os trajes são compostos por traços delicados, soberanos e elegantes em harmonia, com rendas e bordados detalhados que representam a principal fonte da festa, as orquídeas. Além disso, os bordados têm composições com formas em ramos, folhas e flores, representando a riqueza, a economia, o plantio e a natureza tão marcantes”, conta.
Programação
- A Prefeitura de Mato Leitão, a Associação Comercial e Industrial (ACI) e o Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), que realizam a 4ª Festa das Orquídeas, a 2ª Exposição Nacional e a 14ª Exposição Estadual de Orquídeas divulgaram, nesta semana, algumas atrações que farão parte da programação dos eventos.
- Na noite da sexta-feira, 8 de dezembro, haverá a chegada do Papai Noel, entrega de presentes aos estudantes do município, show com a Orquestra de Brinquedos e Wilson Paim e Banda. Neste dia, a exposição de orquídeas – que ocorre no ginásio de esportes da Seubv -, estará aberta para visitação das 17h às 20h30min.
- Para a tarde do sábado, está previsto baile da terceira idade com animação da banda Os Hermanos. Depois, quem subirá ao palco é a banda Barbarella e ainda haverá apresentação de A Sbórnia Kontr’atraka e Destaque Nacional.
- No domingo pela manhã, as atrações serão voltadas ao tradicionalismo, com apresentação do CTG Tiarayú, de Porto Alegre. Para a tarde, as atrações serão voltadas à cultura alemã, com apresentação do grupo de danças de Mato Leitão e ainda visitantes de Estrela. A atração musical ficará por conta da Banda Munich, de Santa Cruz do Sul. O encerramento do evento será com Rainha Musical.
- No sábado e domingo, o horário de visitação da exposição de orquídeas é das 8h às 20h e das 8h30min às 18h, respectivamente. Além disso, haverá feira comercial, agroindústrias familiares, praça de alimentação e espaço kids.