*Matéria atualizada às 15h30min
Uma obra histórica deve ser retomada após duas décadas na região. A pavimentação da ERS-244, entre Venâncio Aires e Vale Verde, teve a ordem de reinício de serviços assinada nesta quinta-feira, 30 de junho. O documento é assinado pelo diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS), Luciano Faustino da Silva.
A assinatura ocorre no limite do prazo do calendário eleitoral, que estabelece que a partir deste sábado, 2 de julho, três meses antes das eleições, fica vedada a autorização de obras. Orçada em quase R$ 50 milhões, a obra está parada desde 1999. São 16,7 quilômetros que ligam os dois municípios.
Pauta de uma grande mobilização regional há anos, a obra na ERS-244 será executada pela Construtora Pelotense, que nesta semana, pelas informações apuradas pela reportagem, concluiu a venda de um horto localizado em Charqueadas, município da Região Carbonífera. O valor do negócio não será suficiente para custear o total da obra, mas permite a retomada dos trabalhos. Esta área, que pertencia ao Estado, foi permutada com a Pelotense, empresa que detém o contrato original de pavimentação da rodovia, datado de 1998.