“O Polo Ervateiro dos Vales está em festa”, diz técnica da Emater sobre Venâncio sediar a Festa da Colheita da Erva-Mate do RS

A Capital do Chimarrão é palco para a 2ª edição da Festa da Colheita da Erva-Mate do Rio Grande do Sul. O evento, que marcará a abertura oficial da safra 2022 da cultura, ocorrerá nesta quinta-feira (22), às 15h, na propriedade da família Wagner e Becker, no 4º distrito, em Vila Santa Emília. A medida foi destacada em entrevista pela extensionista da Emater deVenâncio Aires, Djeimi Janisch, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora. Ela disse aunda que “o Polo Ervateiro dos Vales está em festa”.

A Festa da Colheita ocorre anualmente de forma itinerante entre os polos regionais e celebra a cultura símbolo do estado. Dessa forma, a programação tem como ponto alto a poda de um pé de erva-mate. Ao longo do evento, através da Emater/RS-Ascar, também haverá demonstração de técnicas de adubação de solo e cultivo dos ervais.

Venâncio Aires integra o Polo Ervateiro Região dos Vales, estando entre os cinco maiores grupos produtores de erva-mate no Rio Grande do Sul. O evento estava previsto, inicialmente, para ocorrer em maio, mês que inicia a colheita nos ervais. Entretanto, precisou ser adiado para setembro. A Festa marca, de forma simbólica, o momento de importância para a cadeia produtiva da cultura.

Estarão presentes na abertura oficial, autoridades políticas, integrantes dos polos e de entidades do setor ervateiro, produtores e representantes de indústrias, além das soberanas da 16ª Fenachim e a Escola do Chimarrão. O evento é realizado pela Prefeitura de Venâncio Aires e pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate).

Últimas notícias

Podcasts