“O Museu não pode ser depósito, as pessoas precisam ajudar”, afirma novo presidente do Nucva, Cristiano Pilz

Na terça-feira, 4, o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) realizou assembleia para eleição do novo presidente, após o falecimento de Volnei Corrêa, no dia 26 de junho. O antigo vice-presidente, médico Cristiano Pilz, agora é o presidente da entidade.

Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, ontem, Pilz ressaltou que estar à frente do Nucva será um desafio gigante, tanto pelo lado profissional, já que ainda atende como médico, quanto pelos desafios do próprio Museu que virão pela frente. “Só trabalhando para dar conta de tudo. Sei que será preciso abrir mão de algumas coisas para dar atenção ao cargo.”

Ouça a entrevista

Pedido de ajuda

Para o futuro da entidade, Pilz destaca que serão aproveitadas muitas ideias que já tinham sido pensadas por Volnei, como a criação do Conselho Comunitário. “A ideia é envolver mais pessoas da comunidade para movimentar o Museu, que não pode ser depósito de coisas velhas. As pessoas precisam circular e ajudar”, explicou.

Entre as entidades convidadas para o conselho estão a Caciva, Comunidade Evangélica, ONG Alphorria, ONG Coat, Sesc, Associação Amigos do Cemuc, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Rotary Novas Gerações.

Além disso, o Museu precisa de reformas e de valores financeiros. O presidente enfatizou que nos últimos anos, com o corte da Lei Rouanet, o Museu deixou de receber uma fonte importante de valores e estava prestes a fechar. Agora, com a cooperação da Prefeitura e o aluguel das salas, consegue pagar as despesas fixas do dia a dia.

No entanto, para participar das leis de incentivo à cultura, é exigida a mobilidade, e a colocação de um elevador dentro do prédio, que tem um valor alto, será necessária. O telhado também precisa ser arrumado e a fachada, restaurada. Pilz disse que há um projeto aprovado no Patrimônio Histórico, mas faltam os recursos.

Outra ideia é fazer um financiamento coletivo. O intuito é que as pessoas da comunidade paguem, durante um ano, valores mensais para o Museu, que contribuirão para as despesas e permitirão que recursos sejam angariados. “Tudo está sendo pedido para o ano que vem: emendas impositivas, verbas com deputados e a Lei Rouanet, agora que está sendo liberada”, comentou ele. Colocar os espaços do Museu à disposição para outros eventos culturais ou palestras também é um dos planos do novo presidente.

  • O Nucva é responsável pela manutenção do Museu de Venâncio Aires. O prédio, bens e acervo são tombados como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado desde 2012.

Gestão 2023/2025

  • Presidente: Cristiano Pilz
  • Vice-presidente: Dieter Knak
  • Tesoureiro: Flávio Seibt
  • Vice-tesoureiro: Lúcio Rabuske
  • Secretária: Andrea Boufleur
  • Vice-secretário: Marco Simão
  • Conselho Fiscal: Flávio Bienert, Walter Bergamaschi e Adriano Becker
  • Suplentes do Conselho Fiscal: Claudio Dietrich, Losane Waslawoski e Carlos Theisen

Últimas notícias

Podcasts