Em solenidade de premiação dos pilotos participantes do 5º Festival de Balonismo de Venâncio Aires, realizada neste domingo, 24, o prefeito da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa, evidenciou a importância do evento para o turismo e a economia do município, especialmente em um ano de tantos desafios, após a tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul.
As enchentes históricas cancelaram inúmeros eventos e feiras pelo estado, entre eles, a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que estava com toda a estrutura pronta para iniciar no dia 1º de maio. Na mesma data iniciaria o Festival Internacional de Balonismo de Torres. “O nosso Festival de Balonismo é o maior evento de Venâncio Aires neste ano de 2024, pela sua importância, por ser emblemático, por tudo que aconteceu neste ano”, afirmou.
Para o chefe do Executivo, o tamanho e a proporção que tomou o Festival de Balonismo consolidou o evento no calendário municipal e gaúcho. “É um caminho sem volta. Nós vamos fazer ele novamente e no que depender da Prefeitura já tem total apoio”, garantiu.
Parque do Chimarrão
Ao falar da retomada dos eventos, Jarbas confirmou a realização da Fenachim 2025 e citou a infraestrutura do Parque Municipal do Chimarrão como uma referência para o estado. “O Parque é um dos locais mais privilegiados da cidade. Aqui temos eventos esportivos e culturais que reúnem 2, 5, 10 mil pessoas por fim de semana”, disse.
“O Festival não é mais um sonho, não é um planejamento de um ano, ele é algo concreto, e agora o maior compromisso que nós temos é manter ele com investimentos, com a união do poder público municipal, dos empreendedores e da federação.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires