Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 6, em, Lajeado, o governador Eduardo Leite anunciou que chega a 31 o número de mortes devido às enchentes no Rio Grande do Sul. “Pela situação que nós temos, a gente imagina que outros óbitos venham a ser confirmados ao longo das próximas horas, então o nosso foco está no resgate das pessoas, cuidar das pessoas”, disse o chefe do Executivo. “Não foram comunidades ribeirinhas apenas atingidas, cidades inteiras ficaram completamente comprometidas”, complementou.
Leite observou que depois do Vale do Taquari, o Vale do Rio Pardo também é atingido e citou que Venâncio Aires, especialmente, causa preocupação. “Todo o nosso esforço está em dirigir as aeronaves, botes e equipes nessas localidades. Estamos em contato com o prefeito e buscando dar toda a atenção e assistência”, garantiu.
Números
Do total de 31 óbitos confirmados no Estado em decorrência dos temporais, 15 ocorreram em Muçum, sete em Roca Sales, dois em Lajeado, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo e um em Cruzeiro do Sul. Até o início da tarde desta quarta-feira, 6, a Defesa Civil estadual contabilizou 75 municípios atingidos, 2.299 pessoas desabrigadas e 3.084 desalojadas. Estima-se em 43.887 o número total de afetados.
“A gente precisa devolver a essas famílias a confiança no futuro. E a confiança vem justamente da certeza de que elas não estão sozinhas, e não estão sozinhas.”
EDUARDO LEITE – Governador do RS