Município de Venâncio Aires emite Decreto de Situação de Emergência Pública

Ainda sob a vigência do Decreto de Calamidade Pública (180 dias) por conta da enchente de setembro passado, em Venâncio Aires agora também passa a vigorar o Decreto de Situação de Emergência Pública, por conta da nova elevação do nível do rio Taquari. As chuvas intensas que aconteceram na semana passada registraram a terceira maior elevação do rio desde 1941, deixando centenas de famílias desabrigadas ou abrigadas em casas de familiares e amigos.

Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, o documento assinado na manhã desta segunda-feira, 20, pelo prefeito Jarbas da Rosa, objetiva ampliar a busca por recursos para recuperação da infraestrutura e ainda para suporte às famílias que mais uma vez tiveram perdas materiais em suas casas e estabelecimentos. Além disso, com a situação de emergência, a intenção é que o Governo Federal postergue o prazo para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTAS), que terminaria em dezembro aos atingidos pela calamidade de setembro passado. “Praticamente todos os moradores de Vila Mariante que tiveram perdas em setembro, tiveram novamente agora e a gente busca ampará-los mais uma vez, também com recursos dos governos estadual e federal”, destaca Deizimara.

Para o ginásio de Linha Mangueirão, às margens da RSC-287, 156 pessoas estão sendo assistidas, já que não tiveram como se abrigar em casas de familiares. A orientação da Defesa Civil do município, é que as pessoas comecem a retornar para suas somente a partir da terça-feira, já que a localidade está sem fornecimento de água e energia elétrica.

Fonte: AI Prefeitura

Últimas notícias

Podcasts