A Brigada Militar através do 23° BPM realiza Operação Eleições 2022 neste domingo, 30, nos 23 municípios de abrangência do Batalhão – que abrange Venâncio Aires. O objetivo da Operação é garantir a segurança durante o voto e reprimir os crimes eleitorais. A BM está atuando em patrulhamento e permanência próximo dos locais de votação.
Com efetivo de 95 policiais militares e 52 viaturas envolvidas neste segundo turno, o 23° BPM, já registrou, até o momento, quatro ocorrências de crime eleitoral em Santa Cruz do Sul, sendo dois crimes de material de propaganda irregular; um fiscal sem crachá e um mesário com porte de arma de fogo. Após denúncias na Escola José Wilke, foi encontrado dentro da mochila do mesário uma pistola de calibre .38, da marca Taurus, que foi apreendida e o mesário foi liberado.
Já em Vera Cruz, a BM foi acionada por uma servidora da Justiça Eleitoral, após um eleitor constatar que a tecla número 3 da urna estava colada, não sendo possível a digitação do numeral. Tal fato ocorreu na sessão eleitoral 398, zona 162, localizada na escola Helberg E. Frank. Diante disso, a mesária, de imediato, tomou as providências cabíveis e comunicou o ocorrido ao Tribunal Regional Estadual (TRE). A urna foi imediatamente substituída.
Diante da inviolabilidade do sigilo do voto, a urna eletrônica, bem como, o nome dos últimos eleitores a votarem nessa sessão ficaram em poder da servidora do TRE. Para garantir e manter a segurança pública, a unidade está recebendo, também, o reforço de 103 alunos sargentos da Brigada Militar, que se somarão ao efetivo no policiamento após o pleito. (Fonte: AI Brigada Militar)