Mato Leitão confirma segundo caso de dengue neste ano

A Secretaria de Saúde de Mato Leitão recebeu, nesta semana, a confirmação do segundo caso de dengue registrado no município neste ano. A paciente é uma mulher, de 39 anos, que reside no Centro. Ela procurou atendimento médico em Santa Cruz do Sul, mesma cidade onde realizou o teste rápido para diagnóstico da doença.

Segundo a técnica em Enfermagem Luana Kreling, a Secretaria de Saúde recebeu a notificação do caso nesta segunda-feira, 29. Ela foi feita pelo laboratório de análises clínicas e a paciente não procurou atendimento em postos de saúde de Mato Leitão. Conforme informado à pasta, os sintomas apresentados pela paciente foram febre, dor de cabeça e dor nas costas.

Caso importado

De acordo com a agente de endemias Tatiana Santos, o caso é considerado importado, pois a paciente tem histórico de viagem para outro município uma semana antes de positivar para dengue. “Durante o LIA realizamos vistorias nas proximidades de onde ela mora e não encontramos muitos focos de mosquito Aedes aegypti”, relata.

O primeiro caso de dengue da Cidade das Orquídeas em 2023, confirmado no dia 9 deste mês, também foi considerado importado. As vistorias do Levantamento de Índice Amostral (LIA) foram finalizadas na última segunda-feira. Durante a ação foram vistoriadas 1.850 residências situadas no Centro, Loteamento Amizade e na Vila Kroth.

Segundo Tatiana, foram coletadas 69 amostras com larvas suspeitas de serem do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Desse total, 21 tiveram resultado positivo e 19 ainda estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).

Últimas notícias

Podcasts