Com a confirmação de pagamento, por parte do Governo do Estado, de dívidas referentes aos programas municipais de saúde pactuados e não empenhados no período de 2014 a 2018, Venâncio Aires vai receber R$ 2,9 milhões e o prefeito Jarbas da Rosa já definiu onde investirá os recursos: na construção do novo Centro Materno Infantil (Cemai).
O projeto finalizado pelo setor de engenharia do Município foi apresentado na tarde de ontem, tem 800 metros quadrados e deve ser encaminhado para licitação nos próximos dias. A construção deve iniciar no próximo ano em terreno ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro Cruzeiro.
Destinado aos atendimentos de pré-natal e primeira infância, atualmente o Centro Materno Infantil funciona junto ao Posto de Saúde Central. “Era nossa meta prioritária na atenção básica de saúde oferecer um ambiente acolhedor e funcional para mães e crianças. Fico muito satisfeito que estamos conseguindo tirar do papel esse projeto ainda no primeiro ano de governo”, salienta o prefeito e secretário da Saúde, Jarbas da Rosa.
Estrutura
O engenheiro responsável pelo projeto, Marco Aurélio Holtz, explica que a unidade prevê quatro consultórios médicos e um de enfermagem para atendimentos ginecológicos e obstétricos, três consultórios médicos para pediatria, duas salas para procedimentos, consultório para atendimento psicológico, consultório de nutrição, consultório odontológico, sala para imunização, sala para amamentação, sala para nebulização, farmácia e sala multifuncional para reuniões, apresentações e atendimento jurídico. Apesar da construção com recursos próprios, a Administração seguirá em busca de projetos e emendas para a equipação e mobiliário do novo centro.