Inverno inicia nesta quarta-feira

Apesar do frio dos últimos dias, inicia oficialmente amanhã, 21, a estação mais gelada do ano. O inverno segue até 23 de setembro. Por isso, é hora de tirar roupas quentes e cobertas do armário, seja para uso próprio ou para doações. Mariele Schlosser, de 29 anos, moradora de Linha Arroio Grande, aproveitou a segunda-feira para buscar roupas e cobertores da feira do agasalho, realizada pelo Gabinete da Primeira-Dama.
Mariele mora com o namorado, Fábio de Jesus Souza. Eles perderam roupas e parte dos móveis na chuva da semana passada. “Consegui pegar algumas coisinhas boas, tem bastante opções”, disse ela, ao agradecer à população que doou os agasalhos. “Se não fossem eles, também não estaríamos pegando [os agasalhos] aqui”, comenta.

Como ajudar quem precisa

  • O Gabinete da Primeira-Dama realiza, todas as segundas-feiras, das 9h às 13h, a distribuição de agasalhos na feira da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), nos fundos da Prefeitura. As doações podem ser feitas no próprio gabinete, Prefeitura, secretarias municipais, Câmara de Vereadores e em alguns pontos do comércio local. Conforme a primeira-dama, Janete da Rosa, devem ser doadas roupas em boas condições de uso e, principalmente, agasalhos de inverno para crianças e homens.
  • A Assoeva também está com uma campanha de arrecadação de roupas e alimentos. ‘Inverno Solidário: um golaço contra o frio’ é o nome da iniciativa que vai arrecadar roupas, cobertores e alimentos para serem distribuídos em Venâncio Aires. Os pontos de arrecadação são o Tá na Mão Restaurante, Igreja Ministério Mia e também o jogo da Liga Nacional de Futsal contra o Marreco, no domingo, 25, no Poliesportivo.
  • O Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição é outro exemplo de solidariedade. Pelo quarto ano consecutivo, é realizada a campanha do Quadradinho Solidário. Os quadradinhos de 30 centímetros por 30 centímetros de tricô serão revertidos em mantas para o inverno, que serão destinadas a quem precisa. As doações podem ser feitas na Casa do Artesão, aos cuidados de Rosângela Aquino, ou na loja Feito à Mão.

Saúde

Estar bem agasalhado é fundamental para manter a saúde no inverno. Isso porque nos dias mais gelados se cria uma sensibilidade respiratória, facilitando resfriados e também que se contraiam vírus da gripe. “Mãos geladas fazem com que o corpo fique forçando para manter a temperatura dentro dos limites considerados aceitáveis”, explica o médico pneumologista e intensivista André Luiz Rocha Puglia.
Outra forma de prevenção é evitar se expor às temperaturas mais baixas, principalmente pela manhã, onde a cerração faz com que a sensação térmica fique muito baixa. Puglia esclarece que o ar frio, principalmente quando aspirado junto com a cerração, provoca o fechamento dos vasos sanguíneos na superfície das traqueias, brônquios e gargantas, o que facilita a proliferação de doenças respiratórias.
Além disso, também faz parte dos principais cuidados com a saúde no inverno a alimentação adequada, com a ingestão de frutas e verduras, para manter a resistência e defesa do corpo. Uma ‘lagarteada’ no sol e ventilação adequada em ambientes também podem auxiliar nos cuidados com o corpo e a saúde.

Como devem ficar as temperaturas

Segundo os dados do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), a tendência para o inverno é que as temperaturas sejam acima da média. “Isso não quer dizer que não vai fazer frio, apenas indica que as ondas de frio serão menos frequentes e terão pouca duração”, explica a meteorologista Maria Angélica Gonçalves Cardoso.

O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a estação será marcada pelos maiores volumes de precipitação (chuva) concentradas no noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e em parte do Sul do país. Além disso, destaca também a presença do El Niño. A previsão do modelo da APEC Climate Center (APCC), centro de pesquisa sediado na Coreia do Sul, aponta para uma probabilidade acima de 90% de permanência das condições do El Niño neste inverno, com chance de se prolongar até a primavera deste ano.

Últimas notícias

Podcasts