No fim da manhã desta quarta-feira, 24, em solenidade na sala da Presidência, foi instalada a Frente Parlamentar em defesa da proteína animal, iniciativa do deputado Airton Artus (PDT). O objetivo do órgão é inserir o Parlamento gaúcho em ações que permitam ressaltar a importância do consumo equilibrado do consumo da proteína animal, seus benefícios na dieta e na saúde pública em comparação com os malefícios do consumo de alimentos processados e ultraprocessados.
Artus lembrou o trabalho realizado em Venâncio Aires para desmistificar o consumo da proteína animal para dizer que este seria o principal objetivo da Frente Parlamentar quando ela foi proposta. No entanto, o órgão vai servir também como fórum para outras questões relativas à cadeia de proteína animal, que, em março, foi tema de debates na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Casa. “Estamos lançando esta Frente Parlamentar com o sentido duplo, de valorizar a proteína, mas também, ser um fórum de debates com a sociedade, com os produtores, com as empresas e cooperativas, para que a gente encontre uma saída”, declarou. O parlamentar ainda citou iniciativas a serem discutidas, como a ampliação do programa de acesso asfáltico aos frigoríficos no estado e a questão do crédito às empresas e cooperativas.
Também se manifestaram o representante da Dália Alimentos, Pascoal Bertoldi; o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; o deputado Edivilson Brum (MDB); e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes. Ainda estiveram presentes os deputados Elton Weber (PSB) e Zé Nunes (PT); o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios do interior; e representantes de entidades, empresas e cooperativas ligadas ao setor. (Fonte: Assembleia Legislativa RS)