A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) deve inaugurar ainda em fevereiro a Incubadora Tecnológica de Venâncio Aires. A sala de coworking (espaço colaborativo) onde empresas ainda em formação serão atendidas, segue na fase de estruturação, à espera dos móveis e equipamentos. Enquanto isso, empreendedores do município que precisam de uma assessoria para iniciar seus negócios podem enviar propostas à universidade. Para isso, basta acessar a guia ‘Inovação’ no site da Unisc para chegar à página da Itunisc. Fala sobre o tema o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, que participou de entrevista ao Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta quarta-feira, dia 9.
As propostas devem ser enviadas até o dia 21 de março e serão analisadas por consultores da incubadora que existe no campus de Santa Cruz. Para promover o espaço estão previstas oficinas para empresas emergentes, as chamadas startups. Na futura incubadora, haverá uma sala de reuniões, espaço café, espaço de descompressão (para descanso), 12 mesas, além de balcões para guardar equipamentos. Todos os móveis poderão ser recuados para transformar a sala em um auditório para 50 lugares.
Para que o projeto fosse possível, foi feita uma parceria com a Administração de Venâncio. Na prática, a Unisc oferece a estrutura, a parte técnica e os professores, e a Prefeitura repassa recursos para custear os profissionais que farão as consultorias, equipamentos, eventos e palestras. Ao todo, o Município programou R$ 147.610,53 para repassar em 2022 – recurso próprio do orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Ouça a entrevista abaixo: