O idealizador da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), o ex-prefeito Almedo Dettenborn, recebeu no domingo, 3, a visita das soberanas da 16ª edição do evento, a rainha Veridiana Röhsler, e as princesas, Lavínia Giehl e Alexandra Keller. Ele comandou Venâncio Aires por três mandatos e além de instituir o maior evento do município, também criou o Parque Municipal do Chimarrão. As soberanas, junto do casal social Cristiane e Eduardo Porto, foram recebidas por Helena da Rosa na casa da família.
“Pensamos que seria interessante visitá-lo para agradecer pelo que fez por Venâncio. Graças à coragem do ex-prefeito Alemedo que hoje vivenciamos a Fenachim e temos um parque que abriga nosso maior evento e também é espaço de lazer para as famílias venâncio-airenses” destaca a a rainha Veridiana, que é também jornalista. A 16ª Fenachim ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio no Parque Municipal do Chimarrão em Venâncio Aires.
A ORIGEM
Desejada e planejada a partir de uma ambiciosa ideia, a Fenachim idealizada no início dos anos 80, veio para ir além e transformar a até então Festa Municipal do Chimarrão, instituída pela lei municipal 666, de 6 de maio de 1970, na grandiosa Festa Nacional do Chimarrão. Após dez anos da realização de suas edições municipais, o evento ganhou novas perspectivas. Um projeto encabeçado pelo então prefeito, Almedo Detternborn, e seu secretário do Turismo, Ari Vieira Marques, tinha como objetivo realizar, agora com local próprio, mais edições do festejo. Segundo o prefeito, a realização da primeira edição da festa contou com a ajuda de profissionais que já estavam habituados com a organização de festas municipais. Foi em visita, durante um encontro nacional de prefeitos realizado, em maio de 1985, em Balneário Camboriú -SC, que Almedo encontrou o estande da Festa da Cebola, de Ituporanga -SC e, inspirado naquilo, conseguiu trazer os organizadores da festa para a organização da 1º Fenachim.