Grupos prioritários podem receber a vacina bivalente, em Venâncio

A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires abrirá, neste sábado, 4, a aplicação da vacina bivalente para todos os grupos prioritários. A vacina poderá ser aplicada em cidadãos com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente. A ação contemplará o dia D de vacinação que ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, das 8h às 16h, e que disponibilizará vacinas do calendário de rotina e da campanha contra a covid-19.

Inicialmente, a aplicação da bivalente compreendia apenas o grupo 1 de prioridade, como idosos a partir de 70 anos, imunocomprometidos com idade a partir de 12 anos e pessoas vivendo e trabalhando em instituições de longa permanência. Entretanto, de acordo com a coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Janete de Souza, a decisão de ampliar as faixas se deve à baixa procura.

A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Para poder receber a dose da vacina bivalente, é necessário fazer parte do grupo prioritário e ter completado o esquema primário (1ª e 2ª dose). Aqueles que receberam doses de reforço também podem tomar. O intervalo mínimo deve ser de 4 meses em relação à dose anterior.

Documentos necessários:

Para todos os grupos – documento de identificação, cartão SUS e carteira de vacinação;
Gestantes – caderneta de gestante;
Puérperas – certidão de nascimento do bebê e caderneta de gestante;
Trabalhador de saúde – comprovação de vínculo ativo com o serviço de saúde ou declaração emitida pelo local de trabalho;
Pessoas com deficiência permanente – documento que comprove a deficiência.

(Fonte: AI Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts