Por Carlos Dickow
Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) foi eleita, na noite desta segunda-feira, 18, para a presidência da Câmara de Venâncio Aires em 2024. Vereadora de primeiro mandato, ela será a sétima mulher a comandar a Mesa Diretora do Poder Legislativo. Para isso, contou com o apoio da base governista, que garantiu os votos necessários para a eleição.
Além de Claidir e dos demais integrantes da chapa de situação – Nelsoir Battisti (PSD, vice-presidente), César Garcia (PDT, primeiro secretário) e Gilberto dos Santos (MDB, segundo secretário) -, votaram a favor da nominata Jerri Adriano dos Santos (Republicanos), Clécio Espíndola, o Galo (PTB), Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Luciana Scheibler, todos do PDT.
Claidir será a quarta presidente governista em quatro anos. Em 2021, Tiago Quintana (PDT) conduziu a Casa do Povo. No ano seguinte, foi a vez de Benildo Soares (Republicanos) chegar à presidência. E, em 2023, o comandante da Mesa Diretora é Gerson Ruppenthal (PDT). O acordo firmado no início da atual legislatura foi seguido à risca pelos parlamentares.
CHAPA DE OPOSIÇÃO
A oposição até cumpriu a promessa que havia feito, de protocolar uma chapa para disputar a eleição. A intenção era ‘virar’ votos e tornar o placar de favorável a si, mas não houve convencimento de nenhum governista. Além disso, Galo votou com a situação. André Kaufmann (PTB) foi o candidato a presidente, com Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), no cargo de vice. Sandra Wagner (PSB) e Diego Wolschick (PTB) foram inscritos como primeiro e segundo secretários, respectivamente. A chapa contou ainda com o apoio de Ezequiel Stahl e Renato Gollmann, ambos do PTB.
Concluído o processo de escolha da Mesa Diretora para o último ano da atual legislatura, agora a Câmara tem expediente normal só até quarta-feira, dia 20 de dezembro. Depois, entra em recesso e só volta aos trabalhos no dia 2 de janeiro. A primeira sessão de 2024 deve ocorrer apenas em fevereiro. A data ainda não está confirmada