O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se manifestou na noite desta terça-feira, 30, sobre a morte do diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro José Schwengber.
Pelo Twitter, Leite disse que ficou chocado com a notícia da morte de Schwengber, com quem conversou durante um evento em Rio Grande, nessa segunda-feira, 29. Foi o última participação de Pedrão em eventos com a Escola do Chimarrão. “Ainda ontem o encontrei em evento em Rio Grande, atento e gentil como sempre. Um dedicado promotor da nossa cultura. Meus sentimentos a família e amigos”, escreveu o governador.
Além do governador Eduardo Leite e do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, que decretou luto oficial de três dias, outras lideranças políticas também se manifestaram sobre a morte do embaixador de Venâncio Aires.
O deputado estadual Airton Artus (PDT), ex-prefeito de Venâncio Aires, publicou que “Pedro era figura conhecida e reconhecida não só em Venâncio, mas em todos os lugares do Rio Grande do Sul. Há 2 meses, com muita alegria o recebi no meu gabinete, sempre com o seu sorriso estampado no rosto. Meu amigo e de minha família há 55 anos, sempre levava alegria e um bom chimarrão, onde quer que fosse. Uma perda enorme para nós gaúchos. Apaixonado pelo Rio Grande, por Venâncio e pelo Chimarrão. Sempre seremos muito gratos por tudo que fez pela cultura e por nossa cidade. Com certeza está mateando ao lado do criador, que tu seja recebido por Deus e iluminado por muita paz”, escreveu nas redes sociais.
O deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) também se manifestou. “Chocado e muito triste com a partida do querido amigo Pedrão da Escola do Chimarrão, essa figura maravilhosa, companheiro de tantos eventos e jornadas. Meus sentimentos aos familiares, amigos, comunidade tradicionalista e ao município de Venâncio Aires”, escreveu o parlamentar.