Gestão sustentável dos recursos hídricos destaca BAT Brasil

No dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, celebra um bem fundamental para a manutenção do ecossistema e da vida. A data – instituída em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) – visa, sobretudo, resgatar a conscientização e boas práticas de preservação deste recurso natural, indispensável para a vida no planeta. Entendendo como fundamental a preservação e bom uso desta fonte, a BAT Brasil estabeleceu algumas iniciativas para um efetivo comprometimento com a sustentabilidade e equilíbrio ecológico.

Desde 2022, a empresa tem a certificação Alliance for Water Stewardship (AWS), que contempla a gestão sustentável dos recursos hídricos de toda a cadeia produtiva. Participar da AWS confirma o atendimento de requisitos e padrões internacionais bem como, sinaliza que a companhia tem participação ativa na sociedade para a construção de ações preventivas de preservação da água.

Entre as práticas adotadas em Santa Cruz do Sul, estão investimentos em tecnologia, ampliação da eficiência energética nas instalações, geração de energia própria e uso de combustíveis renováveis. Como resultado das estratégias implementadas, mais de 30% da água utilizada nos processos industriais é de reuso. Os resíduos provenientes dos efluentes são 100% tratados e o consumo de água foi reduzido, em 2023, em 27% com relação ao ano anterior.

Contudo, a preocupação em utilizar estratégias que preservem este recurso vão muito além das desenvolvidas na fábrica. Desde janeiro de 2023, o Projeto Gestão Hídrica é feito nas propriedades integradas da BAT Brasil. A iniciativa que devido a importância está em processo de expansão, é realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e tem como principal objetivo realizar uma avaliação do uso de água pelos agricultores.

A ação observa as fontes de água disponível para o consumo humano e animal, instrui os agricultores para a otimização das práticas de gestão de água e recomenda métodos eficazes para conservação e utilização racional do recurso. São realizados testes para garantir que a água consumida nessas propriedades atenda padrões de qualidade. Além disso, o programa também avalia se as atividades agrícolas estão impactando na qualidade dos aquíferos.

O projeto abrange cerca de 40 propriedades do Rio Grande do Sul, que foram selecionadas com base na proximidade de regiões que enfrentam escassez hídrica. Além de oferecer diagnósticos e monitoramento, o projeto inclui componentes educacionais que oferecem treinamento aos produtores sobre o uso responsável e eficiente, destacando a importância do racionamento e boa gestão nas fazendas de tabaco.

“Atenta às mais modernas práticas de ESG, a BAT Brasil incentiva e pratica a governança ambiental, social e corporativa. E, a partir dessas iniciativas, estabelece o comprometimento em ser uma empresa socialmente consciente, sustentável e responsável”, destaca o Head de Pesquisa Global e Produção Agrícola da BAT Brasil, Gabriel Rezende.

Sobre a BAT Brasil 

Empresa centenária no país, a BAT Brasil (ex-Souza Cruz) está presente em todos os estados, com cerca de 5 mil colaboradores diretos e 2 mil sazonais, indo de uma ponta à outra da cadeia produtiva, graças também à parceria com os produtores integrados, que plantam e colhem nossa matéria prima.

A BAT Brasil está em linha com as transformações do Grupo BAT, priorizando a diversidade, sustentabilidade e a proximidade com o cliente, atendendo suas necessidades de consumo e inspirando a sociedade, ao mesmo tempo em que trabalha ativamente por um amanhã melhor.

Texto: Four Comunicação

Últimas notícias

Podcasts