Registrar e guardar a história. Esse é o papel da Folha do Mate há 50 anos. Para marcar meio século de circulação impressa, a empresa jornalística abre nesta quinta-feira, 6, dia do aniversário de fundação da Folha, uma exposição para que a comunidade possa viajar no tempo e, principalmente, na história da comunicação. As peças estão expostas no prédio da Folha do Mate e Terra FM.
Em parceria com o Museu de Venâncio Aires, que também está de aniversário no mês de outubro, a exposição ‘Memórias: a história da comunicação’ estará aberta para visitação até o mês de dezembro, quando a Rádio Terra é quem estará de aniversário e comemorará 35 anos. As visitas podem ser agendadas por escolas e grupos. A comunidade em geral também poderá conhecer as peças e um pouco da rotina das duas empresas.
Mais de 30 peças, que pertencem ao Museu do município, integram a exposição, além de equipamentos e objetos que já fazem parte do espaço Folha Memória, como o primeiro computador utilizado pela redação da Folha, em 1990. O responsável pela seleção das peças e preparação da exposição foi Henrique Regert, que é curador do Museu. “O Museu é a casa de todos e a divulgação das exposições e eventos são muito importantes, pois é por meio dela que conseguimos comunicar o que vem sendo feito à população”, destaca.
A exposição, no prédio da Folha e Terra, foi dividida em duas partes. A primeira evidencia o rádio, meio de comunicação que completou 100 anos no Brasil neste ano. Entre as peças expostas, destaca Henrique, está o que é considerado o primeiro rádio de Venâncio Aires e também uma cópia de um exemplar do jornal ‘A Tesoura’, o primeiro a circular no município, em 1916.
No segundo andar estão expostas máquinas de escrever, máquinas fotográficas e também aparelhos de telefone. Além disso, os visitantes poderão reviver algumas capas históricas da Folha nas últimas cinco décadas, entre elas, a maior enchente da história de Venâncio Aires, em março de 1974.
Exposição no Museu
Paralelo à exposição na sede da Folha do Mate e Terra FM, o Museu colocará a comunicação em destaque em uma exposição sobre rádio e jornal, que inicia no dia 25 de outubro.
No dia 26 de outubro, o Museu completa 28 anos de fundação. A história do Museu é registrada pela Folha do Mate desde a criação do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires e também a mobilização para comprar o prédio do “museu de muitos donos”, o Edifício Storck. Com 673 ‘doadores de metro quadrado’ e uma emenda parlamentar do então deputado Gleno Scherer, foi possível adquirir o edifício, na época, por US$ 500 mil dólares.
“O Museu guarda a história e por meio da história a gente pode imaginar o futuro, um futuro melhor.”
HENRIQUE REGERT
Curador do Museu
Visitas
As visitas no prédio da Folha do Mate e Terra FM podem ser agendadas pelo telefone 3793-2450. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, em horário comercial, entre 8h e 11h30min e das 13h30min às 18h. O prédio fica localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 600.
As visitas no Museu de Venâncio Aires podem ser agendadas pelo telefone 3741-5713. O museu fica localizado na Rua Osvaldo Aranha, 1.021.