Visando proporcionar mais comodidade aos pacientes que retiram, mensalmente, medicação de uso contínuo e controlado na Farmácia Municipal de Venâncio Aires, a Secretaria de Saúde iniciou o Programa Remédio para Todos. A iniciativa prevê a descentralização da distribuição de medicamentos, levando o profissional farmacêutico e os remédios até as Unidades de Saúde do interior. Dez unidades começaram, nesta semana, a testar a novidade com os seus usuários.
No primeiro dia de distribuição interiorizada, nesta segunda-feira, 13, mais de 2.800 comprimidos foram distribuídos nas unidades de Vila Deodoro e Centro Linha Brasil. “Ainda não temos ao certo o número de usuários que serão beneficiados, mas o movimento no primeiro dia nos surpreendeu”, ressalta a farmacêutica coordenadora, Natasha Artus.
O secretário de Saúde, Tiago Quintana, explica que já era uma meta sua a descentralização dessa distribuição, ampliando a oferta de medicação nas unidades do interior, evitando assim o deslocamento especialmente de idosos para a cidade e reduzindo filas na Farmácia Municipal. “Medicação controlada e antibiótico só pode ser dispensados pelo farmacêutico, por isso estamos organizando o agendamento nas unidades. Também já conseguimos colocar em prática a publicação da lista completa de medicamentos disponível no site da Prefeitura”, destaca.
O prefeito Jarbas da Rosa, que acompanhou o primeiro dia do programa em Vila Deodoro, parabenizou a equipe e avaliou que a medida leva mais comodidade e saúde para o interior. “Melhoramos a relação dos pacientes com o seu posto de origem e conseguimos atender tudo em um só local: prevenção e medicação ao alcance de todos”, completou o prefeito.
AGENDA DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS FEVEREIRO
13/02- Deodoro e Centro Linha Brasil (manhã)
14/02- Mariante e Estância Nova (manhã)
15/02 – Vila Arlindo e Tangerinas (manhã)
15/02 – Travessa – Teresinha (tarde)
16/02- Santa Emília e Palanque (manhã)