Atualizado às 10h48 min
Na última sexta-feira, 18, foi publicado no Diário Oficial do Estado, um aditivo que vai permitir o conclusão das obras da ERS-244. Trata-se da pavimentação de 16,78 quilômetros, entre Venâncio Aires e Vale Verde. O aditivo é no valor de R$ 52.509.193,05. Deste total, R$ 25.955.626,56 são provenientes de uma permuta de um horto florestal, localizado no município de Charqueadas.
Os serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação asfáltica estão sendo realizadas pela Construtora Pelotense. Conforme publicado pelo Estado, a previsão de conclusão da obra é dia 29 de novembro de 2024.
A obra da ERS-244 foi anunciada em 1997 e iniciou no fim do ano seguinte, no mandato do governador Antônio Brito.
Em entrevista à Terra FM, o subsecretário estadual de obras públicas e coordenador da comissão ERS-244, Giovane Wickert, avalia a notícia como “a melhor do ano”. De acordo com Wickert, há mais de um ano o patrimônio do horto de Charqueadas foi aprovado, sendo disponibilizado agora para utilização nessa importante obra.
“O Governo do Estado vinha bancando a obra com recursos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) até a terceira ponte, onde já foi feito alargamento, drenagem, aterro, colocação de material principal e cabeceiras das pontes. Com este recurso, a obra continua. […] O que vale é que esta obra vai desenvolver muito Venâncio, Vale Verde, Passo do Sobrado e toda nossa região”, disse o ex-prefeito da Capital do Chimarrão.
*Texto produzido durante atividade de estágio obrigatório do curso de Jornalismo da Univates.