Está tudo preparado para a estreia do Trem da Imigração que ocorre na próxima semana

Um passeio com animação, cultura e histórias pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, entre os municípios de Colinas e Roca Sales, assim vai ser a 1ª edição do Trem da Imigração. A região foi colonizada por diversas culturas, em especial a italiana e a alemã, e foi com o objetivo de valorizar os imigrantes que surgiu o nome Trem da Imigração. A medida foi destacada em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta segunda-feira, dia 24, pelo coordenador do Trem da Imigração, Rafael Fontana.

Faltando menos de um mês para os passeios, os municípios estão trabalhando na organização de eventos e atrativos que ocorrerão em paralelo às viagens de trem. “Além dos importantes empreendimentos turísticos, gastronômicos e a hotelaria da região, que estão se mobilizando para os dias dos passeios, o município de Roca Sales vai realizar o Campeonato Gaúcho de Motonáutica e Jetski no Parque Náutico e, em Colinas, vai ocorrer o Festival da Primavera. O Trem da Imigração será um passeio para todos os públicos. Serão atrações externas, com as belezas dos morros e do Rio Taquari, e internas, com os espaços ítalo-germânicos dentro dos vagões de passageiros”, destaca.

Nesta primeira edição serão 10 viagens que acontecerão nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta, sábado e domingo). O trajeto tem 17 quilômetros e é percorrido com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12, General Purpouse, e 12 vagões de passageiros – pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, em um percurso que dura cerca de 1 hora. Morros às margens do Rio Taquari, dois túneis e três viadutos compõem o cenário da ferrovia, inaugurada em 1960.

O Trem da Imigração terá vagões de passageiros germânico, italiano e turístico com decoração, música e atrativos diferenciados. A programação marca para a sexta-feira, dia 4, passeio dedicado às famílias, com momentos de diversão e a participação especial do Papai Noel e dos personagens “A Menina Flor” e “O Jardineiro Encantado”.

Já no sábado e domingo, além do espaço turístico, o Trem da Imigração também terá a classe germânica (com atrações especiais e chope liberado durante o passeio para os passageiros que comprarem bilhetes para esse vagão) e classe Italiana (com atrações especiais e vinho liberado durante o passeio para aos passageiros que comprarem bilhetes para esse vagão).

HORÁRIOS E BILHETES

Na sexta-feira, dia 4, o passeio ocorrerá somente na parte da tarde, saindo às 14h30min de Colinas a Roca Sales e às 16h30min de Roca Sales a Colinas. Já no sábado e domingo (dias 5 e 6), os passeios terão quatro horários de saídas: de Colinas a Roca Sales, às 9h e às 14h30min, e de Roca Sales a Colinas, às 11h e às 16h30min.

Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário. O valor do passeio por pessoa é de R$ 95,00 (classe turística) e R$ 129,00 (classes germânica e italiana) e os bilhetes estão à venda no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

O Trem da Imigração é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

Últimas notícias

Podcasts