Alunos de 14 clubes de nove escolas municipais se encontraram na tarde desta terça-feira, 16, no ginásio da Emef Benno Breuning, para um “aquece” para a 1ª edição da ORVA – Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires, que acontecerá durante a programação da 23ª Feira do Livro. O evento serviu para avaliar os robôs de cada escola e as os tempos de competição que ocorrerão para valer de 8 a 11 de setembro, no Parque do Chimarrão.
Dividia em três categorias: pesquisa, percurso e arena, a olimpíada pretende mais do que desenvolver o espírito competitivo entre as escolas, apresentar o trabalho realizado nas oficinas de robótica que acontece nos contraturnos escolares. “Em cada escola, há um professor específico que tem carga horária direcionada para trabalhar sobre robótica com os alunos”, explica a coordenadora pedagógica do município, Juliane Niedermeyer.
O contato com a robótica na rede municipal de Educação começou depois dos investimentos do programa Conecta Educação, que destinou mais de R$ 3,5 milhões em chromebooks, notebooks e kits de robótica para as escolas. Neste programa foi firmada a parceria com a Escola Maker. Já no último mês de março, os professores formaram o Clube de Robótica, que realiza encontros mensais para troca de experiências e aprendizados.
Apesar de a olimpíada ser focada nos estudantes dos anos finais das escolas, o público da Educação Infantil também já tem aproximação com o mundo da robótica. As professoras dos pequenos usam os materiais e kits nas aulas em atividades como contação de histórias e ações lúdicas. (Fonte: AI Prefeitura)