Em preparação à Semana do Basquete, que vai ocorrer ente os dias 22 e 26 de fevereiro, o primeiro a entrar no clima da modalidade é o boneco símbolo da Festa da Alegria. Nesta quarta-feira, 8, o Departamento de Esportes fixou uma bola de basquete gigante em uma das mãos do boneco Fritz, no conhecido Trevo Fritz e Frida, principal cruzamento de acesso à cidade. A estrutura substitui o caneco de chope, que havia no local.
A partir desta quinta-feira, 9, mais oito bolas de basquete serão colocadas em vários pontos da cidade. São eles as praças da Bandeira e Getúlio Vargas, Monumento ao Imigrante, Rótula 2001, Ginásio Poliesportivo, e as principais praças dos bairros Santo Inácio, Senai e Arroio Grande. A ação ocorre em parceria com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).
A Semana do Basquete ocorre em virtude dos jogos eliminatórios da Seleção Brasileira contra as equipes do Porto Rico e dos Estados Unidos, no Ginásio Poliesportivo Arnão. Pela primeira vez, a seleção Brasileira de Basquete estará na cidade em uma competição oficial de eliminatória de Copa do Mundo. E justamente contra uma das melhores equipes da modalidade a nível mundial, a seleção dos Estados Unidos, no dia 26 de fevereiro, um domingo à noite, 21h10.
Antes, no dia 23, às 19h30, a seleção de Porto Rico também enfrentará o Brasil. Tudo isso vai acontecer em um palco já reconhecido na modalidade, o Arnão, responsável por transformar a então reconhecida Capital Nacional do Fumo na Capital Nacional do Basquete, lá nos anos 1990, um feito que ainda perdura no coração de muitos dos santa-cruzenses.