Em entrevista à Terra FM, garis de Venâncio relatam os desafios da profissão

Hoje, 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari em todo o país. Como forma de homenagear os profissionais que são responsáveis pela limpeza da nossa cidade, o programa Terra em Uma Hora desta terça-feira destacou a importância do trabalho dos garis. Participaram da entrevista o gerente operacional da Terra Ciclo, Paulo Roberto Lopes, e os garis Dgeison Evandro Schwendler e Luis Fernando Lopes.

Atualmente a empresa, que é responsável pela coleta seletiva em Venâncio Aires, conta com a atuação de 16 garis, divididos em oito equipes. O gerente, que atua no ramo há 24 anos, destacou que neste período aumentou cerca de 30 toneladas de lixo recolhidas por dia. Ele ainda salientou que o trabalho de recolhimento de lixo só é visto quando não é realizado.

O gerente ainda conta que quem vive o dia a dia do recolhimento de resíduos sabe a dificuldade que os garis encontram. “O lixo é uma caixinha de surpresas”, disse Paulo. Durante a entrevista ele também fez um apelo à comunidade para que ajude e respeite os colaboradores da empresa, que são os coletores de resíduos.

Para o gari Luis Fernando Lopes, que exerce a profissão há 24 anos, destacou que a maior dificuldade no dia a dia são os cachorros soltos que acoam e atacam os trabalhadores e os vidros descartados de forma incorreta.

Já o gari Dgeison Evandro Schwendler explicou que o ideal é acondicionar os vidros em litrão, caixinha de leite ou papelão com identificação. Os dois ressaltaram a felicidade em realizar o trabalho e também pelo reconhecimento pela data. “Tenho muito orgulho de estar aqui, feliz com esse momento”, disse Schwendler.

“Primeira vez que nosso serviço está sendo reconhecido”
Luis Fernando Lopes
Gari

Curiosidade

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

Últimas notícias

Podcasts