Com informações da repórter Luana Schweikart/Folha do Mate
A enfermeira responsável pelo setor de imunizações de Venâncio Aires, Janete Fernandes de Souza, esteve no programa Terra em Uma hora, da Terra FM, nesta quinta-feira, 28, e destacou sobre a vacinação contra o vírus da gripe e coronavírus. Ouça a entrevista e saiba mais informações sobre como se proteger das duas doenças.
Entre os números de adesão à vacina contra o novo coronavírus na Capital do Chimarrão, 55% das crianças de as crianças de 5 a 11 anos estão protegidas contra o vírus com a primeira dose e apenas 37% já receberam as duas doses, conforme dados da equipe de imunizações. Além das crianças, a preocupação também aparece no público com 40 anos ou mais, que são aquelas pessoas que já deveriam estar recebendo a quarta dose e não comparecem.
GRIPE
Já a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) está com grande estoque de doses ainda disponível. Segundo Janete ainda são mais de oito mil doses que podem ser aplicadas na população.
Podem se vacinar contra a gripe crianças com seis meses ou mais, adultos e idosos, além de todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de vacinação.
Locais e horários de vacinação
• UBSs Santa Tecla, Cruzeiro e Central*: segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. *Nas segundas, quartas e sextas, na UBS Central, há atendimento estendido até as 19h.
• UBS Gressler: segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Terça e quinta, das 9h às 11h, 13h30min às 16h.
• ESFs Santa Tecla, CAIC, Coronel Brito, Macedo, Mariante, Tabalar e Gressler: segunda a quinta, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Sexta-feira, das 9h às 11h.
• No interior: UBSs Deodoro, Santa Emília, Tangerinas/Vila Arlindo, Centro Linha Brasil e Palanque. É aconselhável ligar antes, já que em algumas unidades do interior a vacinação será em dias específicos.