No próximo sábado, 15 de julho, uma ação vai marcar o Dia do Cooperativismo na Capital do Chimarrão. A data é comemorada no início do mês de julho. Pela primeira vez será realizado o pedágio solidário, das 8h às 12h, na esquina das ruas Tiradentes e Voluntários da Pátria, na região central da Capital do Chimarrão.
O evento é uma iniciativa da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz do Sul (Coopersanta), Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec), Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) e Ecovale, de Santa Cruz do Sul. Além disso, também participam da mobilização os escritórios da Emater de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul e a Sicredi Vale do Rio Pardo.
Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, na quarta-feira, 5, a vice-presidente da Cooprova, Mônica Moraes, comentou que a ação consiste na distribuição de sacolas com frutas e hortaliças, que serão entregues junto com um fôlder do Dia C. Mônica ainda explicou que, antigamente, o Dia C era um encontro mais técnico com os associados das cooperativas participantes. “Pensamos em fazer algo diferente, mudar o técnico mas manter o cooperativismo”, argumentou.
Na ação, devem ser distribuídas em torno de 400 sacolas com até dois itens. Já no fôlder, haverá um QR code em que o cidadão que receber as hortaliças é convidado a fazer uma doação para a Casa de Acolhimento da Capital do Chimarrão ou para a Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp). “Escolhemos as duas entidades porque sabemos os desafios diários delas”, ressaltou a vice-presidente da Cooprova.