A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul sedia, amanhã, uma reunião que abordará a 10ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro Para o Controle do Tabaco. A atividade é promovida pela subcomissão em defesa do setor produtivo do tabaco e de acompanhamento da COP 10 da Assembleia Legislativa e iniciará às 9h.
Ouça a entrevista na íntegra:
Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora da Terra 105.1, realizada na segunda-feira, 12, o deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (Progressistas) explicou que a subcomissão, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, tem 120 dias de funcionamento.
O objetivo dela é promover um debate intenso com a comunidade gaúcha e com os setores produtivos de tabaco. Ele observou também que mais uma edição da COP será realizada no dia 20 de novembro, no Panamá. De acordo com ele, esse evento internacional conta com a participação de Organizações Não Governamentais (ONGs) antitabagistas, ministros das Relações Exteriores e da Saúde dos países que assinaram a Convenção Quadro. Contudo, o setor produtivo não é ouvido para apresentar contrapontos.
“Esses nossos encontros, que vão percorrer o interior do estado, são para provocar uma discussão séria sobre esse tema, com a preocupação que ela merece. Ao final desse período, vamos produzir um relatório, que será entregue oficialmente em um encontro que faremos em Brasília, provavelmente em setembro”, explicou.
Segundo o parlamentar, é intenção é fazer esses dados e a posição do Rio Grande do Sul sobre o tema chegarem ao ministro das Relações Exteriores. “Para quando ele tiver a oportunidade de falar em nome do Brasil na COP, conseguir fazer a ponderação sobre essas preocupações”, complementa.