Por Taís Fortes/Folha do Mate
A Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva) realizou na sexta-feira, 5, a eleição da diretoria. O agricultor Cleomar Konzen, de Vila Palanque, que está à frente da entidade desde 2017, foi reeleito para mais um mandato.
Durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da rádio Terra FM, hoje, 8,ele destacou que os principais desafios para o produtor de erva-mate são conseguir se manter na atividade, a partir da renovação dos ervais, seguir as orientações técnicas e manter as famílias produtoras no meio rural.
Segundo Konzen, quando se trabalha com culturas perenes em pequenas propriedades, existe uma certa dificuldade. “O produtor precisa escolher o que plantar, porque exige investimento maior, com resultado a longo prazo”, comentou. O presidente da Aspemva também destacou a parceria da entidade com a Emater e a Prefeitura, no que diz respeito à profissionalização dos produtores.
“São repassadas orientações para que eles organizem as propriedades, pensando em plantar culturas anuais, como o tabaco, o milho e o aipim, uma área de pastagem, por exemplo, e em outra parte a erva-mate.” Ele também mencionou a importância de ser feito o adensamento dos ervais.
PROFISSIONALIZAÇÃO
Desde que está na presidência da Associação dos Produtores de Erva-mate do Polo Ervateiro dos Vales, Konzen percebe que houve uma redução no número de produtores de erva-mate. Hoje, de acordo com ele, são cerca de 500 agricultores que trabalham com a cultura em Venâncio Aires. A região do barro vermelho, especialmente as localidades de Vila Palanque, Linha 17 de Junho, Vila Santa Emília e Linha Travessa, concentram o maior número de produtores.
Em relação à diminuição na quantidade de pessoas que trabalham com a atividade, ele citou como principais razões o aumento no cultivo de cereais, devido às características favoráveis do solo para essas culturas e à valorização financeira desses produtos, e a aposentadoria de muitos produtores, cujos filhos não tiveram interesse em continuar no segmento.
Apesar disso, ele destaca que o trabalho que vem sendo desenvolvido é muito positivo e que os produtores que permaneceram estão satisfeitos com os resultados. Ele também projeta que o número de produtores ainda vai cair, mas que mesmo com menos agricultores a produção se manterá e com qualidade em razão da profissionalização.
“Não tem volta. Em qualquer cultura ou o produtor se profissionaliza ou ele vai estar fora do mercado. A assistência técnica em qualquer cultura é fundamental”, opinou. Durante a entrevista ele também salientou o trabalho desenvolvido pela Aspemva. “Nós levamos informações para os produtores sobre novas técnicas, orientações e atualizações quanto ao mercado, para que eles possam permanecer na atividade e conseguir o sustento da família com dignidade.”
Diretoria
• Presidente: Cleomar Konzen
• 1º vice-presidente: Gleno Konzen
• 2º vice-presidente: Sergio Mees
• 3º vice-presidente: Walter Andreoli
• Tesoureiro: Guilherme Wagner
• Vice-tesoureiro: Egídio Wagner
• Secretária: Djeimi Janisch
• Vice-secretária: Mara Müller
• Conselho fiscal (titular): Geraldo Becker, Plinio Fröhlich e Jânio Godoy
• Conselho fiscal (suplente): Albano Sausen, Jeferson Griesang e Sergio Halmenschlager