Por Carlos Dickow/Folha do Mate
Em assembleia geral extraordinária convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires, realizada na noite desta quinta-feira, 6, na Câmara de Vereadores, foi aprovado um dia de paralisação da categoria, como forma de protesto pela negativa da Prefeitura de recuperar perdas salariais do período da pandemia de Covid-19. O funcionalismo definiu que a paralisação será na quinta-feira, dia 13.
O Plenário Vicente Schuck ficou completamente tomado de servidores. O número de cadeiras não foi suficiente para que todos os participantes pudessem acompanhar o encontro sentados. Segundo a cúpula do sindicato, a presença em massa deixou claro o tamanho da insatisfação da categoria com a atual Administração. Além da revisão inflacionária, que tem janeiro como data-base, os servidores reivindicam 5,23% de perdas desde 2020.
Como o prefeito Jarbas da Rosa já antecipou que não há viabilidade para atender a solicitação, foi convocada a assembleia. O chefe do Executivo promete seguir com os esforços até o fim do seu mandato para recuperar as perdas, mas só a manifestação de vontade de atender a categoria não foi suficiente para satisfazer o funcionalismo. Durante a reunião, foi divulgada uma carta aberta à comunidade de Venâncio Aires.