Eduardo Leite irá renunciar ao mandato de governador do RS; troca de comando pode ser quinta

Após semanas de indefinição a respeito de seu futuro político, o governador Eduardo Leite anunciou que vai renunciar ao cargo. O comunicado da decisão foi feito nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, no Palácio Piratini. Ele destacou que vai permanecer filiado ao PSDB, embora estivesse também avaliando a ideia de migrar para o PSD.

O movimento permite que o governador esteja apto a concorrer a outros cargos nas eleições de outubro, inclusive a presidente da República. Destacou ainda que existem conversas envolvendo nacional existentes entre PSDB, União Brasil, MDB e Cidadania.

Com a renúncia de Leite, assume o comando do governo gaúcho o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que desde o início da gestão acumula a função de secretário da Segurança Pública. Ranolfo é pré-candidato a governador pelo PSDB. O ato de renúncia, com a troca de comando, pode ser na quinta-feira, dia 30.

Leite é o primeiro governador desde Pedro Simon (MDB), em 1990, renunciar ao cargo faltando meses para o final do mandato. Na ocasião, Simon afastou-se para concorrer ao Senado.

Últimas notícias

Podcasts