Atualizado dia 30/10/2022, às 20h37min
O candidato do PSDB, Eduardo Leite, foi reeleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo, 30, no segundo turno das eleições 2022. Ele comandará o Executivo gaúcho pelos próximos quatro anos ao lado de Gabriel Souza (MDB), vice-governador eleito. O pleito foi disputado com Onyx Lorenzoni (PL), que no primeiro turno foi o candidato mais votado.
Leite foi declarado vitorioso da eleição com 88,83% das urnas apuradas, às 18h58min. Essa é a primeira reeleição ao cargo da história do Estado.
Com 100% das urnas apuradas, Eduardo Leite teve 57,12%, contra 42,88% de Onyx Lorenzoni.
Perfil
Eduardo Leite, 37 anos, é nascido em Pelotas (RS). É formado em Direito e tem mestrado em Gestão Pública pela FGV. Leite concorreu pela primeira vez pelo PSDB em 2004, quando foi candidato a vereador por sua cidade natal, mas não obteve sucesso. No pleito de 2008, concorreu novamente a uma vaga de vereador e foi eleito. Leite também foi prefeito de Pelotas, de 2013 a 2017. Em 2018, foi candidato ao governo do Rio Grande do Sul (RS) e se elegeu ao cargo que ocupou até o início deste ano. Ele renunciou ao governo com a intenção de concorrer à Presidência da República, mas acabou desistindo da candidatura. Foi o primeiro político em cargo no Executivo a se declarar homossexual.
O candidato define como prioridade para o segundo mandato os investimentos em educação. Segundo seu programa de governo, a área deve receber aporte de R$ 1,3 bilhão. Outros quatro temas são apresentados como centrais: qualidade no atendimento à saúde, combate à pobreza, apoio ao agronegócio e crescimento em inovação.