É falso áudio sobre ataque em escola de Venâncio, que circula pelas redes sociais

Por Luana Schweikart/Folha do Mate

Pais e responsáveis de estudantes de escolas de Venâncio Aires estão apreensivos e com medo, por conta de um áudio que circula pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, desde a quinta-feira, 6, no qual um homem orienta as famílias a não mandarem as crianças para os educandários do município, pois um massacre estaria sendo organizado.

No entanto, de acordo com o delegado da Polícia Civil de Venâncio Aires, Vinícius Lourenço de Assunção, o áudio é falso e não há informações concretas de possíveis fatos criminosos envolvendo escolas da Capital do Chimarrão. Em entrevista à Rádio Terra FM, na manhã desta segunda-feira, 10, ele esclareceu que o áudio não tem veracidade.

Assunção afirma que desde a noite de ontem está respondendo mensagens e contatos feitos pelas suas redes sociais ou WhatsApp para desmentir a notícia e assegurar a segurança aos pais para levarem seus filhos à escola nesta segunda-feira, 10. “Eu compreendo a preocupação e me coloco no lugar. Mas naturalmente, se realmente tivesse algum fato, com certeza eu falaria e não manteria em sigilo.”

Ele ressalta que a equipe da Polícia Civil trabalha para averiguar as circunstâncias de autoria do áudio, mas ainda não há informações. A incitação ao pânico em redes sociais é contravenção penal pelo artigo 41 da Lei de Contravenções Penais e os participantes respondem criminalmente. O delegado também enfatiza a importância de checar as notícias antes do compartilhamento, já que desde ontem, com a repercussão do áudio, se instaurou o pânico e o caos, fazendo com que muitas crianças não fossem levadas à escola nesta manhã. “Notícias falsas são compartilhadas todos os dias, mas quando elas atingem as pessoas é que se compreende a dimensão que pode tomar.”

Desde o massacre ocorrido na última semana em uma escola infantil na cidade catarinense de Blumenau, pais e escolas estão em alerta por mais segurança nos educandários. Em Venâncio Aires, nas escolas privadas de Educação, inclusive, nota-se uma maior movimentação de seguranças nas portas dos educandários.

Confira a nota divulgada pelo delegado Vinícius Lourenço de Assunção

“Recebi diversas mensagens de pessoas preocupadas com supostos ataques a escolas que estariam por ocorrer em nossa cidade. Informo que não participei de nenhuma reunião e não tenho nenhuma informação sobre supostos ataques em colégios aqui em Venâncio Aires. Conversei com a capitã PM Michele sobre o assunto e ela também desconhece que algum policial militar tenha dado alguma informação desta natureza. Pode repassar essa mensagem em grupos de colégios para conhecimento. Ainda, caso alguém tenha conhecimento de quem seria o autor da gravação que está circulando, peço que me avise. Obrigado.
Vinícius Lourenço de Assunção, Delegado de Polícia Civil de Venâncio Aires.”

Últimas notícias

Podcasts