Por Débora Kist/Folha do Mate
A duplicação da RSC-287, entre Venâncio Aires em Santa Cruz do Sul, tem previsão para começar em setembro de 2023. A informação foi confirmada por Renato Bortoletti, diretor-geral da Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr. Ele conversou com a imprensa regional na manhã desta terça-feira, 14, em evento junto ao Posto Chama, na RSC-287, em Venâncio Aires.
A duplicação abrangerá 30 quilômetros de trecho rural, entre os quilômetros 68 (Venâncio) e 98 (Santa Cruz). Antes disso, em junho, a concessionária prevê iniciar a duplicação de outros quatro quilômetros – km 28 a km 30, em Tabaí, e do km 102 a km 105, em Santa Cruz.
Ainda em Venâncio, outra obra de grande proporção deve movimentar a rodovia até o fim deste ano. Conforme Renato Bortoletti, será construído um viaduto junto ao atual trevo de acesso à cidade e no entroncamento com a RSC-453. O projeto deve ser apresentado em três meses.
Desafios
Em paralelo, a concessionária diz que um dos maiores desafios ao longo de 2023 está relacionado à faixa de domínio. De acordo com o relatório apresentado hoje, são mais 2,4 mil acessos irregulares. Será preciso regularizar, por exemplo, redes elétricas e hidráulicas, zonas de cultivos e material de publicidade.