O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade acontecerá de 17 a 19 de abril de 2023. Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, artistas, profissionais das diversas áreas do saber e demais interessados são convidados a refletir sobre o tema “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”. A abertura do evento, no dia 17, a partir das 20h, será com a drag queen, youtuber e filósofa brasileira Rita Von Hunty.
Rita Von Hunty é o professor Guilherme Terreri Lima Pereira. A drag se tornou conhecida por performances que misturam humor, filosofia e crítica social. Ela é popular no Brasil, principalmente entre o público LGBTQIAP+, e é conhecida por suas apresentações em eventos e programas de TV, além do trabalho no YouTube, no canal Tempero Drag.
No canal, Rita Von Hunty discute questões sociais e filosóficas de maneira bem-humorada e acessível, atraindo uma grande quantidade de fãs que a admiram tanto por seu talento artístico quanto por seu engajamento político e social. Rita tem mais de 58 milhões de visualizações no Youtube e, apenas nesta plataforma, é acompanhada por mais de 1 milhão de seguidores.
Esta edição do Diálogos abraça o tema “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”, para dialogar sobre como as subjetividades são afetadas pela estrutura de poder colonial e como resgatar vozes e pensamentos capturados pelas narrativas hegemônicas. A Conferência “Diálogos sobre identidades: (re)existir e esperançar” abre a programação do evento em 2023, que contará com diversas outras atrações culturais e científicas. A programação completa, os valores para se inscrever e as modalidades de inscrição no evento podem ser conferidos por meio deste link.
17/04/2023
Apresentação cultural – Show com 50 tons de Pretas
19h
Teatro Univates
50 tons de Pretas
Conferência – Diálogos sobre identidades: (re)existir e esperançar
20h
Rita von Hunty
18/04/2023
Sessões científicas
14h
Salas Virtuais (Google Meet)
Apresentação cultural – Identidade Grupo de Danças Brasileiras e Afro-Brasileiras
19h10min
Teatro Univates
Identidade Grupo de Danças Brasileiras e Afro-Brasileiras
Conferência – Diálogos com povos indígenas: (re)existências a partir do pensamento identitário
19h30min
Ma. Fernanda Kainkáing e
Dr. Diego Maurício Hernandez
Teatro Univates
19/04/2023
Sessões Científicas
14h
Salas Virtuais (Google Meet)
Apresentação cultural – Show de Capoeira: Oxósse Brasil
19h10min
Teatro Univates
Grupo de Capoeira Oxósse Brasil
Conferência – Diálogos sobre decolonialidades: (re)existências a partir do conhecimento
Teatro Univates
19h30min
Dra. Suze Piza e
Dr. Alberto Acosta
Submissões de trabalho
Foram prorrogadas até o dia 15 de março as submissões de trabalhos científicos na modalidade resumo. O Diálogos recebe trabalhos nas modalidades resumo e trabalho completo. Os trabalhos completos seguem com a inscrição aberta para submissão até 19 de maio. Para submissão do texto completo, é necessário submeter o seu resumo primeiramente. As normas para submissão e o template podem ser conferidos por meio deste link.
Saiba mais sobre o evento
O Diálogos é um evento que ocorre a cada dois anos e tem como desafio repensar a realidade contemporânea nas suas interlocuções com diversas áreas do conhecimento, em especial com as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. O evento, na edição de 2023, tem como objetivos oportunizar espaços de discussão sobre a importância das decolonialidades e de seus impactos na produção científica, cultural, tecnológica e humanística; promover espaços de troca, de manifestações artísticas, de construção coletiva do saber; dialogar com diferentes áreas do conhecimento em torno das vozes, dos territórios e das existências que compõem a diversidade.
A coordenação geral é da professora doutora Kári Lúcia Forneck. “Desde sempre, o Diálogos tem se constituído espaço importantíssimo para o debate acerca das complexidades do mundo contemporâneo”, explica a docente. Ao longo das edições, já foram abordadas temáticas como a tecnociência, os tempos líquidos, o transculturalismo, a transitoriedade do tempo e do espaço, a busca pelo comum, entre outros temas que atravessam a formação de sujeitos críticos e atentos a seu papel na sociedade. “É na riqueza de debates como esses que se concretiza uma formação humanística plena”, complementa ela.